Morada

Rua João Cardoso
Lote 13, R/ C Post
3460-603 Tondela

Email

geral@varios.pt

Telefone

232 812 703

A Vários é uma organização de Solidariedade Social, na área da Acção Social, equiparada a IPSS, com sede na cidade de Tondela e estende a sua área de intervenção aos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua – distrito de Viseu.

Em 1998, a implementação de um curso de Formação Profissional em Tondela, promovida pela ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, no âmbito das suas Acções de Formação Profissional e Emprego, integradas na anterior Medida 3 do Sub-Programa INTEGRAR, veio permitir o levantamento de inúmeras situações que até aqui estavam ignoradas, e para as quais não havia qualquer resposta.

Aproveitando a dinâmica económica, social e cultural existente na região, sentiu-se a necessidade de criar um organismo, com características inovadoras que fizesse face às necessidades da população com deficiência. Esse organismo resultou de um Protocolo entre a ADERETON – Associação de Desenvolvimento Regional de Tondela, com sede em Tondela, e, a ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, com sede em Oliveira de Frades. Teve a designação de AGIRTON – Agência Promotora de Inserção Social das Pessoas com Deficiência da Região de Tondela, entendida a Região de Tondela pelos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua.

Esta Agência com um modo de funcionar novo, mais adequado às novas realidades sociais, tratou e disponibilizou informação à rede social local, no sentido de se incluírem nas respostas existentes, a crianças, jovens e adultos com deficiência, ou de se elaborarem estudos/ projectos para promoção de novos apoios, a AGIRTON, actuou como mediadora perante as organizações da comunidade, com o objectivo de serem desenvolvidas respostas concretas de apoio, entre elas a promoção, criação e implementação da VÁRIOS – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, em 9 de Setembro de 1999.

Pretende-se que esta Cooperativa se afirme, cada vez mais, como promotora e interveniente, junto de jovens e adultos com deficiência e/ou incapacidade e desfavorecidos em geral, promovendo a sua inserção social e laboral e optimizando a sua qualidade de vida.